Comunidade Leitora é destaque na Escola do Poxim

Estímulo à leitura
Ascom

O incentivo e a garantia do direito ao acesso dos alunos de todos os anos à leitura foi um dos projetos de maior sucesso na Escola Municipal Professora Regina Célia, no Distrito do Poxim, em Canavieiras. Criado para funcionar apenas com o público interno, o projeto foi ampliado para toda a comunidade, interesse que surgiu com a presença física dos livros de literatura infantil e adulta nas residências.

O projeto idealizado e implantado em julho de 2013, pela diretora Milza Alcântara e a vice à época, Ângela Mota, produziu muitos resultados positivos na comunidade escolar e levou o interesse pela leitura às famílias. Em 2014, a biblioteca foi ampliada, aumentando, também o interesse pela leitura em todas as faixas de idade e por assuntos diversos.

Informa a coordenadora pedagógica da Escola Regina Célia, Vilma Rosário, que entre os destaques estão Rozilene Soledade e Núbia, esta, inclusive, já leu mais da metade do acervo – mais de 400 livros. “Esta ação de Núbia foi responsável pelo interesse de sua neta Ana Beatriz, do segundo ano, que se tornou uma leitora assídua e constante”, ressalta a coordenadora.

Dentre os estudantes “devoradores” de livros estão os alunos do 4º ano, seguidos pelos dos 2º e 1º ano e o projeto Comunidade Leitora já incentiva, inclusive, alunos do Pré 1, que, apesar de ainda não saberem ler, demonstram interesse pelas figuras. Este ano, os alunos que mais se destacaram na leitura foi Felipe Lisboa, do 4º ano; Jaine, do 6º ano do Fundamental II; Gizelle, Jaciele e Joicy, do 4º ano; e Graciele, do 1º ano.

Para a Coordenadora Pedagógica, o interesse dos alunos pela literatura geralmente é criado pelo incentivo dos professores, a exemplo do que acontece na Escola Regina Célia. A expectativa é a ampliação do acervo da biblioteca em 2015 e, para isso, além dos livros adquiridos pela Secretaria Municipal da Educação, contato estão sendo mantidos com algumas editoras e empresas difusoras de conhecimento para o envio de novos exemplares.

Este ano, a edição do Projeto Comunidade Leitora contou com a participação do Grupo Musical 2 de Janeiro, mantido pela Filarmônica 2 de Janeiro, que realizou uma apresentação musical para os alunos. O evento, além da apresentação de músicas, também teve como objetivo despertar nos alunos o interesse pela música instrumental.

Durante a solenidade de encerramento do ano letivo, todos os alunos da Escola Regina Célia participaram de atividades culturais e receberam presentes, adquiridos com recursos provenientes da venda de diversos produtos doados pela comunidade e que foram vendidos em um brechó. Para o próximo ano estão previstas a ampliação das atividades culturais na escola.